Tantalita

A Interlithium Mineração produz tantalita, com concentração de 40 a 65% de Ta2O5 (pentóxido de tântalo).

O tântalo é um dos metais mais valiosos porque é altamente resistente à corrosão e ao calor. É um metal duro e leve, dúctil e facilmente manipulável. É usado em uma ampla gama de dispositivos eletrônicos, incluindo capacitores, resistores e transistores. Também é utilizado na produção de placas de circuito impresso.

Nos últimos anos, seu uso foi estendido para aplicações aeroespaciais, incluindo motores de aeronaves, foguetes, satélites e na produção de ligas de alta resistência. Também é usado em uma variedade de aplicações médicas, como implantes, ferramentas cirúrgicas e dispositivos de imagem médica. Atualmente também é utilizado em joias, tacos de golfe e lubrificantes de alta performance.

Nos próximos anos, espera-se que o tântalo seja usado em eletrônicos de última geração, pós metalúrgicos, ferramentas de corte, cerâmica de precisão, deposição química de vapor e ligas de alto desgaste e alta resistência.

Espera-se também que seja usado como material alvo para feixes de prótons acelerados para a produção de vários isótopos de vida curta.

Lepidolita e tantalita

As regiões de Solonópole e Borborema, no Nordeste do Brasil, são consideradas pelo Serviço Geológico Brasileiro e outros, como as áreas de maior potencial de lítio e tântalo do país. Com quase 10.000 hectares de área de mineração sob o controle da Interlithium Mineração, pretendemos nos tornar os principais produtores de minerais estratégicos de lepidolita e tantalita.

interlithiumm